
Com obras concluídas, Porto de Manaus é entregue à população
As obras do Porto de Manaus (AM), projeto previsto para a Copa do Mundo, foram concluídas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A cerimônia de inauguração do projeto ocorreu ontem, quarta-feira (11).
Os turistas que passear pela cidade podem utilizar a Praça dos Ingleses, bem como a varanda de contemplação do rio Negro. Com a reforma, o Porto passa a contar com novas instalações sanitárias, incluindo estrutura especial para deficientes. Os serviços executados no terminal de passageiros vão proporcionar mais conforto aos turistas e à população que já utiliza o Porto para locomoção até outras cidades.
Nas obras de requalificação do Porto de Manaus foram mantidas as características originais do Porto, que é tombado pelo Patrimônio Histórico. Todo o empreendimento foi acompanhado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Até o momento, foram investidos na obra do Porto de Manaus cerca de R$ 15 milhões. O restante das obras, que inclui recuperação das estruturas navais dos dois flutuantes, recuperação das pontes metálicas, construção de passarela climatizada e construção de 100 metros de flutuante no cais do Road way, será concluído até 2015.
Bloco 1
O Bloco 1, referente às licitações das áreas e instalações portuárias localizadas nos portos organizados de Santos, Belém, Santarém, Vila do Conde e Terminais de Outeiro e Miramar, encontra-se em fase avançada, aguardando a manifestação final do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre o atendimento dos apontamentos apresentados no Acórdão 3.661/2013. Depois disso, o edital será lançado.
A informação é do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Mário Povia, que participou, em 10 de junho, de audiência pública, promovida pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados. “A repetição da consulta e de audiências públicas referentes ao Bloco 2 (Paranaguá-PR, São Sebastião-SP, Salvador e Aratu-BA) será realizada em breve”, destacou Povia.
Haverá, ainda, outros dois blocos de licitação. O Bloco 3 engloba Macapá, Cabedelo, Fortaleza, Itaqui, Maceió, Recife, Suape. O Bloco 4 é composto por Itaguaí, Rio de Janeiro, Niterói, Vitória, Itajaí, Imbituba, São Francisco do Sul, Porto Alegre e Rio Grande. O governo federal prevê investimentos próximos de R$ 17 bilhões com os arrendamentos de 159 áreas portuárias até 2017. Isso representará um ganho de capacidade de 219 milhões de toneladas/ano.
Fonte: Departamento Nacional de Infraestrutura de TransportesAgência Nacional de Transportes AquaviáriosPortal Brasil
Foto: Gideão Soares