Forças Armadas: Operação de combate à Covid-19 completa sete meses

Forças Armadas: Operação de combate à Covid-19 completa sete meses

Militares já transportaram mais de 23 mil toneladas de materiais; Operação desenvolve ações em apoio a órgãos de saúde em todo o País

O Ministério da Defesa informou que a Operação Covid-19 completou, nesta terça-feira (20), sete meses de combate à pandemia do novo coronavírus. Segundo a Defesa, foram realizadas ações como arrecadação e distribuição de alimentos, transporte de respiradores, de materiais hospitalares e apoio a comunidades indígenas, com envio de profissionais de saúde e medicamentos.

Desde o início da operação, em 20 de março, os militares já desinfectaram quase 7 mil locais com grande circulação de pessoas e transportaram mais de 23 mil toneladas de equipamentos de proteção individual, respiradores e medicamentos.

“Aproximadamente 110 mil indígenas já foram beneficiados com atendimento médico e com 43 mil toneladas de medicamentos e testes rápidos de Covid. A operação chegou a empregar, diariamente, cerca de 34 mil militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, efetivo superior ao da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial”, acrescentou o Ministério.

O Almirante Carlos Chagas, porta-voz do Ministério da Defesa, explica como a pasta planeja e executa as ações da Operação Covid-19. “As Forças Armadas estão espalhadas em todo o território nacional. Isso dá uma capilaridade, uma capacidade de atuar prontamente no apoio à população. E, para isso, foram estabelecidos 10 Comandos Conjuntos. Eles foram criados, exatamente, para facilitar o apoio à população. Então, eles são coordenados por meio de um centro de operações conjuntas, localizado no Ministério da Defesa e, ao mesmo tempo, eles interagem com os governadores dos estados e com os prefeitos, exatamente para identificar aquelas demandas que são mais prementes, de acordo com a fase da pandemia pela qual aquele estado, aquela cidade passa”, detalhou o oficial, em comunicado.

As Forças Armadas continuam realizando ações de descontaminação em todo o País.

*Com informações do Ministério da Defesa

Fotos: Divulgação Forças Armadas e Marcelo Camargo/Agência Brasil