General Joaquim Silva e Luna é indicado para a presidência da Petrobras

General Joaquim Silva e Luna é indicado para a presidência da Petrobras

Indicação veio do Presidente Jair Bolsonaro depois de seguidos aumentos nos preços dos combustíveis

O presidente Jair Bolsonaro anunciou na noite da última sexta-feira (19), a indicação de novo nome para a presidência da Petrobras. Em postagem nas redes sociais, Bolsonaro compartilhou uma nota oficial do Ministério das Minas e Energia (MME) que informa a indicação do General Joaquim Silva e Luna para substituir Roberto Castello Branco, que está no cargo desde o início do governo, em janeiro de 2019.

A mudança na Petrobras ocorre em meio a recentes aumentos no preço dos combustíveis e um dia depois do governo anunciar que vai zerar os impostos federais que incidem sobre o gás liquefeito de petróleo (GLP) – o gás de cozinha – e o óleo diesel.

Resposta da Petrobras

Em nota, a Petrobras informou que recebeu ofício do Ministério das Minas e Energia, solicitando convocação de Assembleia Geral Extraordinária, para “promover a substituição e eleição de membro do Conselho de Administração, e indicando Joaquim Silva e Luna, em substituição a Roberto da Cunha Castello Branco”.

O ofício também solicita que Joaquim Silva e Luna seja, posteriormente, avaliado pelo Conselho de Administração da Petrobras para o cargo de Presidente.

Conforme a nota, a companhia esclareceu que o presidente Roberto Castello Branco e demais Diretores Executivos da empresa tem mandato vigente até o dia 20 de março de 2021.

O General

O general Silva e Luna foi ministro da Defesa no governo Michel Temer e, desde janeiro de 2019, ocupa o cargo de diretor-geral da Itaipu Binacional, empresa pública dirigida pelos governos do Brasil e do Paraguai, responsável pela gestão da usina hidrelétrica.