Kongsberg lidera conversão da balsa para operação totalmente elétrica

Kongsberg lidera conversão da balsa para operação totalmente elétrica

A Kongsberg Maritime anunciou um novo projeto de conversão para transformar a balsa de carros de duas pontas ‘MF Hamlet’ em uma embarcação totalmente elétrica e sem emissões. Operada pela Öresundlinjen na rota entre Helsingør, Dinamarca, e Helsingborg, Suécia, a balsa passará por uma atualização significativa, incluindo a instalação de grandes baterias e motores de ímã permanente para os propulsores azimutais.

O objetivo da conversão é eliminar emissões, permitir uma operação elétrica completa e garantir redundância de propulsão mecânica. O sistema de carregamento de alta voltagem no porto permitirá que a balsa reabasteça suas baterias em apenas 8 a 12 minutos, com uma alternativa de carregamento de baixa voltagem por geradores. A Kongsberg Maritime será responsável pela adaptação dos propulsores existentes para operação elétrica, equipando cada um dos quatro propulsores de azimute principais com motores elétricos de ímã permanente de 1530 kW. Além disso, fornecerá um pacote abrangente de energia, automação e controle, incluindo a atualização do sistema K-Chief 600 para um novo modelo com Energy Management System e a implementação do controle do propulsor Mcon.

Os sistemas de armazenamento de energia serão fornecidos pela Echandia, enquanto a conversão mecânica ficará a cargo da Oresund Drydocks. A instalação será realizada pela SH-Group, que produzirá e instalará casas de convés e garantirá a correta roteirização do cabeamento e conexão do novo equipamento.

O processo de conversão começará em novembro de 2025 no Oresund Drydocks, com trabalhos preparatórios previstos para março, durante a manutenção programada da embarcação. A conversão permitirá que os propulsores sejam alimentados exclusivamente por motores elétricos, mantendo os motores a diesel como reserva. Com essa modernização, toda a rota entre Helsingør e Helsingborg, uma das mais movimentadas do mundo, será operada por balsas elétricas.

A Kongsberg também realizará a conversão dos quatro propulsores US 3001 Controllable Pitch, permitindo entrada dupla: a primária, acionada pelos novos motores elétricos, e a secundária, conectada aos motores a diesel existentes. A balsa será carregada em terra por robôs de carregamento de 10,6 MW/10,4 kV e estará preparada para receber tecnologia Auto-Crossing e Auto-Docking para automatizar manobras portuárias.

O MF Hamlet também receberá novas casas de convés no convés superior, além de layouts aprimorados nas duas pontes para melhor visibilidade e ergonomia dos operadores. Segundo Kristian Durhuus, CEO da Molslinjen, a conversão do Hamlet é um passo essencial para a eletrificação total da frota da empresa, com a meta de neutralidade de carbono até 2040.

Martin Kjøraas, chefe de pós-vendas Seaborne, Integração e Energia da Kongsberg Maritime, destacou a importância do projeto para a sustentabilidade marítima, ressaltando a colaboração entre todos os envolvidos na conversão e o impacto positivo esperado na eficiência da rota.

Fonte: Portos e Navios