
Marinha do Brasil promove palestras em Santos e aproxima jovens da carreira naval
Em ação estratégica para fortalecer a mentalidade marítima e apresentar oportunidades de ingresso na carreira naval, a Marinha do Brasil (MB) promoveu, no dia 16 de abril, duas palestras voltadas para jovens em situação de vulnerabilidade social, na cidade de Santos e na região da Baixada Santista (SP). Os encontros aconteceram no Centro de Aprendizagem e Mobilização Profissional e Social (CAMPS) e no Instituto Projeto Neymar Jr. (INJR) e foram conduzidos pelo Diretor do Centro de Comunicação Social da Marinha, Contra-Almirante Alexandre Taumaturgo Pavoni.
A iniciativa, viabilizada em parceria com a Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR), teve como objetivo apresentar o papel estratégico da Marinha na defesa da Pátria, fomentar o interesse dos jovens pela carreira naval e divulgar as múltiplas formas de ingresso na Força.
“É muito importante para a Marinha do Brasil estar presente de forma ativa em todas as localidades do Brasil, fomentando a mentalidade marítima e aproximando os jovens da Força Naval. As palestras também têm como objetivo mostrar a esses jovens a possibilidade de fazerem carreira na Marinha e apresentar as 20 portas de entrada”, afirmou o Contra-Almirante Pavoni.
No CAMPS, instituição que atende jovens de 16 a 24 anos e forma cerca de 800 aprendizes por ano para o mercado de trabalho, o evento reuniu 120 jovens para uma conversa inspiradora com o Almirante, que compartilhou experiências vividas ao longo de sua carreira e falou sobre a missão da Marinha de proteger a soberania e as riquezas do Brasil.
Para o presidente do CAMPS, Elber Alves Justo, a iniciativa foi de grande relevância: “Essa proximidade com a Marinha é muito importante para que o jovem entenda o que a Força representa para uma cidade como Santos, reconheça a importância do mar para a cidade e também para mostrar que a Marinha é uma oportunidade de carreira, não só o mercado privado.”
Já no Instituto Projeto Neymar Jr., que atende 3 mil crianças, jovens e seus familiares por meio de ações voltadas à educação, cultura, esporte e saúde, a palestra destacou o papel social da Marinha e suas contribuições para o desenvolvimento do País.
O Coordenador de Esportes do INJR, Eric Pontes, ressaltou o impacto da visita: “Hoje é um dia muito especial para nós, do Instituto, por estarmos recebendo a Marinha do Brasil. Tenho plena certeza de que será um dia de aprendizado e muito conhecimento para os nossos alunos, que precisam desse acesso à informação.”
O presidente da Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR) de Santos, Elmer Alves Justo, pontuou a relevância da iniciativa: “Para mim, hoje é importante fazer a aproximação da Marinha com a sociedade. Podemos mostrar a importância que a Marinha tem aqui em Santos, além de ser uma satisfação incrível fazer parte da SOAMAR.”
Mais do que uma apresentação institucional, as palestras promoveram o diálogo, valorizaram a juventude e disseminaram o papel estratégico da MB na proteção da Pátria e das riquezas nacionais. A iniciativa também evidenciou a Marinha como uma Força inclusiva, que oferece oportunidades concretas de crescimento pessoal e profissional por meio de suas 20 formas de ingresso.
Vem Pra Marinha
A Marinha do Brasil oferece diversas oportunidades para quem deseja ingressar na carreira naval, por meio de concursos públicos e processos seletivos que contemplam candidatos de ambos os sexos, com escolaridade de nível fundamental, médio, médio técnico e superior. As opções são amplas e acessíveis, com idade mínima de 15 anos e máxima de 61, permitindo que jovens em início de trajetória e também profissionais experientes encontrem seu lugar na Força.
Atualmente, são 20 formas de ingresso, cada uma com seus requisitos, mas todas com o mesmo propósito: formar homens e mulheres comprometidos com a missão de proteger e servir ao Brasil. Para conhecer os detalhes de cada processo, basta acessar o site https://www.concursos.marinha.mil.br/. A Marinha está de portas abertas para quem sonha com uma carreira sólida, repleta de propósito, valores e oportunidades de crescimento.
Fonte: Agência Marinha de Notícias