
Marinha transporta tanque de oxigênio para atender hospitais de Manaus
Embarcação partiu de Santos (SP), em 19 de janeiro, e antecipou em dois dias sua chegada ao Pará
A Marinha do Brasil informou que, nesta terça-feira (26), o Navio-Patrulha Oceânico Apa, atracou em Barbacena, no Pará. A tripulação do navio é composta por 80 militares.
A embarcação carregava um tanque de 54 toneladas, que será envasado com 90 mil m3 de oxigênio líquido para abastecer hospitais na cidade de Manaus (AM). O município enfrenta colapso no sistema de saúde, em função do agravamento da pandemia no novo coronavírus naquele estado.
Segundo a Marinha, a atividade faz parte da Operação Covid-19, promovida pelo Ministério da Defesa, para mitigar as consequências da pandemia no país.
Transporte
O Comando do 4o Distrito Naval apoiou a missão, em parceria com a Companhia Docas do Pará (CDP), que disponibilizou cais e guindastes, e a empresa White Martins, fornecedora do oxigênio. “O tanque será transportado via fluvial, até Manaus, onde deve chegar na primeira semana de fevereiro. O Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial e Lacustre e das Agências de Navegação no Estado do Pará (Sindarpa) se colocou à disposição para apoiar as atividades”, disse a Defesa, em nota.
*Com informações e foto do 4ª Distrito Naval