
Navio itinerante do Governo do Pará atraca em Muaná, na ilha do Marajó
Em um dia de ação, foram quase 200 consultas realizadas, além de 72 testes rápidos e mais de 700 medicamentos entregues para a população
Depois de realizar quase 500 atendimentos em Ponta de Pedras, a Policlínica Itinerante do Governo do Pará atracou, nesta quinta-feira (11), em mais um município marajoara: Muaná, mais conhecida como a terra do camarão. As informações são da Agência Pará.
Somente neste primeiro dia, a equipe, composta por 32 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e pessoal de apoio, realizou 195 consultas, 72 testes rápidos e entregou 727 medicamentos para a população. O navio fica na cidade até esta sexta-feira (12) com atendimento de saúde das 8h30 às 15h30.
A embarcação, que ainda vai percorrer mais quatro municípios do arquipélago até o dia 17 de junho, oferece serviços exclusivos e diferenciados para atender pessoas com sintomas leves e moderados da Covid-19, sendo mais uma estratégia do governo estadual para combater o novo coronavírus. O mesmo serviço, mas de modo terrestre, está sendo oferecido também, nesta quinta-feira, na cidade de Oeiras do Pará.
Segundo o coordenador da ação no Marajó, David Aires, os atendimentos estão dentro das expectativas da equipe. “Ocorre como planejado, fomos muito bem recepcionados na cidade. A população tem aprovado nossos serviços”, explica.
De acordo com informações da Agência, todo o trabalho realizado com amostras será transportado, por meio de aeronave, nesta sexta-feira (12), para o Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen). O resultado estará disponível na próxima segunda-feira (15).
Transporte Aéreo
As ações do navio itinerante contam com apoio do Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Estado do Pará (Graesp), que presta serviço desde o início da pandemia. A equipe da embarcação está apta para intermediar qualquer transferência em casos de pacientes que necessitem de internação em hospitais da capital paraense.
Para os dois dias de ação, a Prefeitura de Muaná disponibilizou guardas municipais para apoiar os profissionais durante a oferta dos serviços do navio itinerante.
Foto: Jader Paes / Agência Pará