Navio itinerante do Governo do Pará atraca em Muaná, na ilha do Marajó

Navio itinerante do Governo do Pará atraca em Muaná, na ilha do Marajó

Em um dia de ação, foram quase 200 consultas realizadas, além de 72 testes rápidos e mais de 700 medicamentos entregues para a população

Depois de realizar quase 500 atendimentos em Ponta de Pedras, a Policlínica Itinerante do Governo do Pará atracou, nesta quinta-feira (11), em mais um município marajoara: Muaná, mais conhecida como a terra do camarão. As informações são da Agência Pará.

Somente neste primeiro dia, a equipe, composta por 32 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e pessoal de apoio, realizou 195 consultas, 72 testes rápidos e entregou 727 medicamentos para a população. O navio fica na cidade até esta sexta-feira (12) com atendimento de saúde das 8h30 às 15h30.

A embarcação, que ainda vai percorrer mais quatro municípios do arquipélago até o dia 17 de junho, oferece serviços exclusivos e diferenciados para atender pessoas com sintomas leves e moderados da Covid-19, sendo mais uma estratégia do governo estadual para combater o novo coronavírus. O mesmo serviço, mas de modo terrestre, está sendo oferecido também, nesta quinta-feira, na cidade de Oeiras do Pará.

Segundo o coordenador da ação no Marajó, David Aires, os atendimentos estão dentro das expectativas da equipe. “Ocorre como planejado, fomos muito bem recepcionados na cidade. A população tem aprovado nossos serviços”, explica.

De acordo com informações da Agência, todo o trabalho realizado com amostras será transportado, por meio de aeronave, nesta sexta-feira (12), para o Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen). O resultado estará disponível na próxima segunda-feira (15).

Transporte Aéreo

As ações do navio itinerante contam com apoio do Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Estado do Pará (Graesp), que presta serviço desde o início da pandemia. A equipe da embarcação está apta para intermediar qualquer transferência em casos de pacientes que necessitem de internação em hospitais da capital paraense.

Para os dois dias de ação, a Prefeitura de Muaná disponibilizou guardas municipais para apoiar os profissionais durante a oferta dos serviços do navio itinerante.

Foto: Jader Paes / Agência Pará