
Nelson Teich pede exoneração do cargo da Saúde, diz ministério
Empossado no dia 17 de abril no lugar de Luiz Henrique Mandetta, o ministro não chegou a completar um mês de atividades
O ministro da Saúde, Nelson Teich, pediu exoneração do cargo, segundo informou comunicado da pasta à imprensa na manhã desta sexta-feira (15).
Em menos de um mês, após aceitar o cargo, substituindo Luiz Henrique Mandetta, o ministro abandona suas funções diante do avanço da pandemia do novo coronavírus no Brasil, que já fez 13.993 vítimas e contabiliza 202.918 infectados.
Teich vinha sendo pressionado pelo presidente Jair Bolsonaro para apoiar o uso da cloroquina em pacientes com sintomas leves de coronavírus, além de oficializar a flexibilização da quarentena. Outro desentendimento entre eles foi em relação ao decreto publicado por Bolsonaro, que liberou a abertura de salões de beleza, barbearias e academias – sendo consideradas como atividades essenciais – durante a quarentena. Teich não havia sido consultado.
Nota à imprensa
O ministro da Saúde, Nelson Teich, pediu exoneração nesta manhã. Uma coletiva de imprensa será marcada nesta tarde.
Teich
Nelson Teich nasceu no Rio de Janeiro (RJ), assumiu o Ministério da Saúde em 17 de abril de 2020. Deixou o cargo em 15 de maio de 2020. O ex-ministro, é especialista em oncologia e na área de gestão e liderança nas mais renomadas instituições internacionais. Também é pesquisador e conhece o cenário de saúde nas áreas mais complexas.
Foto: Ministério da Saúde – Erasmo Salomão/MS