Produção de petróleo e gás natural foi de 2 milhões 327 mil barris em fevereiro
Em nota ao mercado, a Petrobras informa que a produção total de petróleo e gás natural da Petrobras no Brasil, em fevereiro, foi de 2 milhões 327 mil barris de óleo equivalente por dia (boed), 0,7% acima do volume produzido em janeiro, que foi de 2 milhões 310 mil boed. Incluída a produção operada pela Petrobras para seus parceiros no Brasil, o volume de fevereiro chegou a 2 milhões 476 mil boed, indicando um aumento de 1,5% na comparação com o mês anterior (2 milhões 438 mil boed).
A produção exclusiva de petróleo da Petrobras no Brasil em fevereiro atingiu a média de 1 milhão 923 mil barris/dia (bopd), superando em 0,3% a produção do primeiro mês de 2014, quando foram produzidos 1 milhão 917 mil bopd. Incluída a parcela operada para as empresas parceiras, a produção de petróleo, no Brasil, chegou a 2 milhões 21 mil bopd, 1,2% acima do volume de janeiro (1 milhão 997 mil bopd).
A produção média mensal de petróleo dos campos localizados no pré-sal, nas bacias de Santos e Campos, atingiu, em fevereiro, a média mensal recorde de 385 mil bopd, 7,5% acima do recorde anterior, registrado em janeiro (358 mil bopd). No dia 27, foi batido o recorde diário de extração do pré-sal, com 412 mil bopd.
Em fevereiro, entrou em operação no campo de Sapinhoá, no pré-sal da Bacia de Santos, o primeiro poço interligado a uma boia de sustentação de riser (BSR), o SPS-77, ligado ao FPSO Cidade de São Paulo. O poço vem apresentando excelente desempenho, configurando-se, atualmente, como o melhor poço produtor do Brasil, e contribuiu para os recordes mensal e diário em fevereiro, com produção de aproximadamente 36 mil barris de óleo por dia.
Nesses resultados e na projeção para o ano de 2014 estão sendo incorporadas melhorias de desempenho operacional, com impacto positivo no ritmo de implantação dos projetos, como: redução do tempo de construção de poços (109 dias).
Dentre os novos poços que iniciaram produção em fevereiro, destacam-se: o poço ABL-78, no campo de Albacora Leste, com 12 mil bopd, produção 43% acima do potencial previsto; o poço PRM-09, que permitiu que o campo de Piranema alcançasse o recorde diário de produção de 14,8 mil bopd; e o poço MRL-220, no campo de Marlim, que agregou 6,8 mil bopd à produção.
Além desses, outros três poços iniciaram operação no campo de Bijupirá-Salema, operado pela Shell, e no dia 23 iniciou-se a produção do campo de Araracanga, na Unidade Operacional do Amazonas (UO-AM), produzindo 400 mil m3/d de gás natural e elevando a produção de líquidos em 100 bopd.
No dia 17 de março entrou em produção, no Parque das Baleias, na porção Capixaba da Bacia de Campos, a plataforma P-58, por meio do poço 7-BFR-7-ESS, produtor de reservatório do pré-sal. Esse poço vem apresentando excelente produtividade, com 20 mil barris por dia. Dois novos poços de igual potencial deverão entrar em produção no mês de abril.
A produção de gás natural no exterior foi de 15 milhões 534 mil m³/d, 2,5% acima do volume produzido no mês de janeiro, que foi de 15 milhões 154 mil m³/d, devido ao aumento da demanda do gás boliviano pelo mercado brasileiro.
A produção total informada à ANP foi de 8.562.438 m³ de óleo e 2.133.196 mil m³ de gás em fevereiro de 2014. Esta produção corresponde à produção total das concessões em que a Petrobras atua como operadora. Não estão incluídos os volumes do Xisto, LGN e produção de parceiros onde a Petrobras não é operadora.
Fonte: Monitor Mercantil