
Salvamar Nordeste coordena resgate de tripulante de Navio Mercante em Pernambuco
Equipe contou com apoio de aeronave da Força Aérea Brasileira para evacuação médica do tripulante com problemas de saúde
A Marinha do Brasil comunica que, a equipe do Salvamar Nordeste coordenou, no dia 25 de julho, a evacuação aeromédica de um tripulante do Navio Mercante “Kapetan Sideris”, que apresentou problemas de saúde a bordo.
Segundo as informações divulgadas pela Marinha, o tripulante filipino, de 61 anos, apresentou fortes dores no peito e dificuldade respiratória, o que motivou a solicitação de assistência médica pelo navio, que navegava a cerca de 245 milhas náuticas (equivalente a 453 quilômetros) de Recife (PE).
“O Salvamar Nordeste iniciou uma Operação de Busca e Salvamento e, em coordenação com a Força Aérea Brasileira, recebeu o apoio de uma aeronave H-36 Caracal, do Esquadrão Falcão (1º/8ºGAV), sediado na Ala 10, em Natal (RN), que resgatou o tripulante a bordo do navio e o transportou em segurança até o pátio do CINDACTA III, na capital pernambucana. Em Recife, a equipe de Busca e Salvamento da Capitania dos Portos de Pernambuco realizou contato com o Agente de Navegação do Navio para acionamento de uma ambulância, bem como acompanhou o deslocamento do tripulante até o hospital, onde foi prestado o atendimento médico adequado”, afirmou a Marinha em nota.
No dia 24 de julho, a equipe do Salvamar Nordeste também fez a evacuação aeromédica de um tripulante filipino, de 38 anos, do Navio Mercante “Halcon Trader”. Na ocasião, o tripulante apresentou sintoma de fortes dores abdominais e precisou de assistência médica. A embarcação navegava a cerca de 150 milhas náuticas (equivalente a 277 quilômetros) de Fortaleza, Ceará.
Leia também: Tripulante de Navio Mercante com suspeita de Covid-19 é resgatado
*Com informações da Marinha do Brasil / Foto: divulgação MB